Hórus e Jesus

by

Minha convivência em um mundo na sua maioria religiosa tem me tornado uma pessoa estudiosa sobre o assunto. Motivo confesso, que tem me trazido e exaltado o pensamento critico sobre tudo, principalmente sobre as crenças em sua totalidade sendo ela religiosa ou não, no entanto sempre a criação religiosa tem buscado nos tempos sua afirmação para as verdades, vejamos uma delas na comparação entre Jesus e Hórus.

Hórus, Deus Sol do Egito por volta de 3.000 a.c ele é o Sol, antropomorfizado, e a sua vida é uma série de mitos alegóricos que envolvem o movimento do sol no céu. Dos antigos  hieróglifo Egípcio se conheceu muito sobre este Messias solar. Por exemplo, Hórus, sendo o Sol, ou a Luz, tinha como inimigo o Deus “Set” e Set era a personificação das trevas ou noite e metaforicamente falando, todas as manhãs Hórus ganhava a batalha contra Set – quando ao fim da tarde, Set conquistava Hórus e o enviava para o mundo das trevas. Será importante frisar que “Trevas versus Luz” ou “Bem versus Mal” tem sido uma dualidade mitológica onipresente e que ainda hoje é utilizada a muitos níveis. No geral, a história de Hórus é a seguinte:

Hórus nasceu a 25 de Dezembro da virgem Isis-Meris. O seu nascimento foi acompanhado por uma estrela a Leste, que por sua vez, foi seguida por 3 Reis em busca do salvador recém-nascido. Aos 12 anos, era uma criança prodígio. E aos 30 foi batizado por uma figura conhecida por Anup e que assim começou o seu reinado. Hórus tinha 12 discípulos e viajou com eles, fez milagres tais como curar os enfermos e andar sobre a água. Hórus também era conhecido por vários nomes tais com A Verdade, A Luz, o Filho Adorado de Deus, Bom Pastor, Cordeiro de Deus entre muitos outros. Depois de traído por Tifão, Hórus foi crucificado, enterrado e ressuscitou 3 dias depois. Estes atributos de Hórus, originais ou não, aparecem representados em varias culturas mundiais, e em muitos outros deuses encontrados com as mesmas estruturas mitológicas.

Muitos outros Deuses pagãos do passado serviram de motivação para a criação do cristianismo, em sua personificação adaptaram-se aos costumes e épocas, vejamos algumas de suas origens:

 Parte 1 de 3 ( dublado em Português do Brasil ).

Parte 2 de 3 ( dublado em Português do Brasil ).

Parte 3 de 3 ( dublado em Português do Brasil ).

Motivos para desacreditarmos são muitos, porém as verdades absolutas sempre requerem o analise de cada um. O importante é que busquemos as verdades através de estudos e pesquisas para que possamos criar nossa própria compreensão, fugindo de paradigmas e medos sobre as quais tem nos tornado pessoas livres para a reflexão.

Anúncios

18 Respostas to “Hórus e Jesus”

  1. mario Says:

    acho q vc esta enganado sobre Horus, deveria pesquisar melhor antes de passar qqer coisa para frente.

  2. kibom33 Says:

    tbm acho que vc. esta enganado sobre o que acredita.

  3. Gilmar Says:

    O Calendário Egípcio nem existia Dezembro! E teve varias adaptações devido desorientações e problemas com enchentes do rio nilo que acontecia anualmente!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_eg%C3%ADpcio

  4. gabriel Says:

    jamais acredite no wikipedia, amigo..=)
    realmente este é um belo texto.

  5. kibom33 Says:

    Independentemente do nome que se dava ao período, o importante era o calendario solar/lunar, esse sim se baseia ao que se refere a matéria.

  6. incio Says:

    na minha humilde opnião pra min horus e jesus são uma só pessoa!

  7. Marcos Antonio França Says:

    vejo na criação ‘jesus’ a possibilidade de preservação de algumas verdades por trás do mito dos deuses solares.

  8. kibom33 Says:

    Inicio, realmente os dois são somente uma pessoa, como nenhuma existiu não resta nada.

  9. kibom33 Says:

    Marcos, realmente as verdades dos mitos falam por si só, um mito.

  10. Dom Says:

    Caro kibom33, esta comparação entre o mito de Jesus e o de Hórus foi forjada em 1907 por Gerald Massey que se auto intitulava egiptólogo amador. Baseada em seu livro esta idéia se difundiu entre pessoas pouco conhecedoras do assunto, que a repetiram de forma infundada. Professores de egiptologia da universidade de Liverpool, da universidade de Toronto e mais uma dúzia de outros eminentes estudiosos unanimemente desbarataram esta teoria dizendo que as informações são absurdas e improcedentes. Por favor, se pretende escrever sobre este assunto com isenção e conhecimento, procure ler a história de hórus. Há boas traduções que você pode ter acesso em inglês. Na biblioteca Chester beatty de Dublin, na Irlanda, há uma ótima coleção de papiros antigos, inclusive tratando da disputa entre Hórus e Set. Há manuais de mitologia egípcia de Oxford que relatam os detalhes do mito de
    Hórus. Verás que não há correspondência com a descrição do Jesus bíblico tradicional. Busque a verdade.

  11. kibom33 Says:

    Até que este questionamento o qual ja tinha conhecimento acredito que até pode ser verdade, existem outros defensores do inverso também, no entanto para as origens de algumas crenças na numerologia serviu, motivo que editei esse post.

  12. gabriel Says:

    olaaa tempão que não passo aqui, olha dei uma lida umas duas vezes… mas é certo afirmar que muitas religiões para serem melhor aceitas pelas massas acabam copiando algumas características de outras religiões mais famosas e o cristianismo não esta fora disto o natal a pascoa o dia de finados tem tudo uma grande semelhança com crenças egípcias e gregas…. abração. viva a ideologia=)

  13. Wallace BR Says:

    Kkkkkkkkkkkkkk os céticos se lambuzam com estes textos muito ‘imparciais’ e ‘cheios de base histórica verídica e comprovada’…. Que vergonha!!! Fazer o né? Cada um fala o que quer nessa net….
    Fora o fato de Jesus Cristo não ter nascido dia 25 de Dezembro é muito impressionante que a ‘cópia’ dessas lendas pagâs tenha feito prodígios que os ‘originais’ ñ fizeram nem de perto…. Só as profecias proferidas pelo Messias, devidamente cumpridas ou a se cumprir ainda, já incinera quaisquer tentativas pífias como esta de tornar o Senhor um mero plágio…. Nem os sapientíssimos gregos, hindus, árabes, chineses, maias, conseguiram nem de perto prever eventos atuais, como grandes terremotos, muito mais frequentes nos últimos séculos, o ‘bramido’ do mar, que podemos perceber com os tsunamis e furacões assolando a humanidade nesses últimos tempos, a fome, que apesar de tecnologia e produção exorbitantes, ainda persiste no mundo, pestes, doenças, impregnando e ceifando milhões de vidas não importa o avanço da medicina, que o diga a AIDS, guerras e rumores de guerras, que não largam a humanidade mesmo com tamanha globalização e diplomacia,embaixadas, enfim, o amor se esfriando conforme a iniquidade, maldade só aumenta, graças em parte a mídia, Hollywood, web….
    Cadê as profecias de horus, krshina, buda, zoroastro?????? Só Deus pode prever o futuro, taí a diferença da bíblia, cristianismo para as falsidades disseminadas pelo mundo….

  14. kibom33 Says:

    Você não sabe o que diz, nem no que acredita, não possui conhecimento algum, apenas crença, do contrario não diria tantas asneiras. Então com todo esse conhecimento que “Deus” lhe deu me diga uma coisa, somente uma coisa, qual foi a profecia que a biblia acertou em cheio, não vale aquelas confirmadas por ela mesma, ja que ficam sob suspeita. Vamos lá, apenas uma.
    Vou responder para vc. NENHUMA, não existe nenhuma profecia dita pela biblia que tenha se confirmado, ela errou em tudo, e vc. ainda vem me dizer que é um livro inspirado pelo senhor do aneis ou sei la o que. Tsnunami, terremoto sempre existiram na mesma quantidade que antigamento, vai aqui um conselho procure estudar mais e deixe de ler contos.

  15. Evandro Says:

    A unica coisa que sei é que deus não existe, se existisse não seriamos obrigados a acreditar nele.

  16. kibom33 Says:

    Ja tenho meu discurso montado caso ele exista nos finais dos dias, alias já editado aqui, como acreditar se eu não tinha prova de sua existencia.

  17. Alan Says:

    O nosso amigo wallace disse q os terremotos hj são mais frequentes as guerras e a fome tamb aumentaram isso tudo foi uma professia daquela do tipo filho contra pai irmão contra irmão se vc der uma passeada pelos livros d historias vai ver q as guerras diminuíram e se estudar geografia vai ver q os terremotos não aumentaram nem os furacões nem os tsunames.Muitas doenças foram varridas da terra outra apareceram nada mudou ta tudo do mesm jeito e até mesm os deuses são os mesm alguns só mudaram d nome mas parecem ser iguais nossos politicos não fazem nada não influenciam em nada não servem pra nada.
    Mas se vc está com dificuldade na sua vida vai pra igreja de dinheiro pro seu pastor orem pra Deus t ajudar concerteza ele vai te atender ja q não tem nonguem precisando dele na Africa né

  18. Mr Satan Says:

    Nunca vi tamanha estupidez! é só control Como control V,o imbeciloide não conhece história egípcia e só porque viu um documentário FAKE,tosco e patético chamado zeitgeist,já acha que resfuta oum conhece de algo KKKKKK,deleta esse lixo volta pra cama e não sai mais de lá onde é o seu lugar PANACA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: