A Arca da Aliança

by

Muito se discute sobre a Arca. Alguns dizem que foi destruída no incêndio do templo, outros afirmam estar numa igreja localizada numa ilha em um lago na Etiópia e alguns acreditam estar escondida em algum monte em Israel, possivelmente o Nebo (no livro apócrifo II Macabeus 2.2-8

Desejada por estadistas da antigüidade como símbolo de poder, a Arca foi tema de “Os Caçadores da Arca Perdida”, o primeiro filme da série Indiana Jones, filmado apenas alguns meses antes da real descoberta. Porém, é completamente diferente daquela apresentada no filme.

Em Êxodo 25.10-22 e 37.1-9 está a descrição completa da Arca da Aliança e da sua tampa, chamada de propiciatório ou “assento de misericórdia”.

É uma caixa de madeira de acácia coberta com ouro com aproximadamente 130 centímetros de comprimento e 80 centímetros de largura e altura, aberta apenas na parte superior. Para transportá-la, foram colocadas 4 argolas, uma em cada canto (parte inferior) e 2 varais de madeira de acácia cobertos com ouro passados por dentro das argolas.

A tampa, chamada de propiciatório, é totalmente feita em ouro puro e do mesmo tamanho da abertura da Arca. Em cada lado, nas extremidades, há um querubim feito de ouro batido de forma que ambos e o propiciatório formam um só objeto. As asas de cada querubim passam por cima do propiciatório e as suas faces, em cada extremidade, estão de frente olhando para o propiciatório. Moisés ouvia a voz de Deus vinda de uma nuvem que aparecia sobre o propiciatório (Levítico 16.2 e Números 7.89).

Pois bem, demonstrei algumas narrativas retiradas diretamente da bíblia, e um video sobre sua história e busca, uma busca para alguns que investiram muito até chegarem nesta ilha da Etiópia, e para os judeus ortodoxos, Deus a tornará publico quando o mesmo desejar, não investem em sua busca, ou será que a mesma estará perdida para sempre?

Sendo um dos maiores símbolos das religiões judaico/cristã, e a importância que a mesma tinha sobre a fé deste povo na antiguidade, é estranho seu desaparecimento. Mais ainda a falta de informação sobre seu destino, é evidente que para evitar que a mesma fosse apoderada por algum povo conquistador se mantivesse em sigilo seu local, no entanto essa informação com certeza seria guardada por alguns que se julgassem de confiança sobre os quais teriam a obrigação de a tornarem publica tempos após.

Com a falta de provas de sua existência, e se realmente ali estava contido as tábuas escrita por Deus, ficamos a mercê mais uma vez de acreditar pela crença, e como toda crença sabemos que é muito fértil, e pelas faltas de provas passamos a acreditar que a mesma na passa de apenas mais uma estória religiosa.

É curioso que nenhuma afirmação religiosa consegue ser sustentada por uma comprovação cientifica, Deus na antiguidade fazia maravilhas para provar que ele era o Deus verdadeiro, no entanto após várias idas e vindas, com métodos mais eficientes de comprovação, o mesmo calou-se. Para qualquer religioso sei o quanto isso é absurdo, no entanto para nós agnósticos o inverso também e real e verdadeiro, não acreditamos somente por acreditar, precisamos de provas, e infelizmente até o momento não temos nenhuma. Gostaria muito que existisse um Deus da forma que é colocado pelas religiões, aquele que cuida de nós, nos ampara, e se formos merecedor tudo nos dará, mas a prática tem se mostrado o contrário, estamos aqui seja lá qual for o motivo, porque também não temos provas de que não existe nada após a morte, mas até ai sozinhos, tendo somente uns aos outros.

 

Anúncios

4 Respostas to “A Arca da Aliança”

  1. Dublado Says:

    O texto em sí está muito bom, só não gostei do estilo da fonte, mas vou me acostumar, blz.

  2. kibom33 Says:

    Obrigado por participar.

  3. Mardo... Says:

    Amigo, no passado Deus se revelou através dos sinais, profetas e etc. A sua última e maior revelação ao mundo foi ter se encarnado em um homem, vivido entre os homens…Depois disso, os escritores da bíblia dizem que ele só se manifestaria através da fé, daqueles que o buscam! No meu ponto de vista, se Deus precisasse ficar provando que Ele existe, não seria Deus e sim um moleque qualquer. Assim com não preciso provar para um animal irracional que sou mais inteligente do que ele, ou como não precisamos provar para um objeto, que o criamos, assim é Deus. Ele se diverte, enquanto nos matamos para descobri-lo. Aliás é o que diz nos provérbios bíblicos: “Aos homens cabe a honra de tentar desvendar Deus, a Deus cabe a gloria de oculta-lo…

  4. kibom33 Says:

    Então no passado ele mata pessoas, faz uma verdadeira carnificina, dá três pulinhos para lá três pulinhos para cá para provar sua existência e agora se cala. Suas aparições servia somente para aqueles ignorantes do passado, agora o homem não precisa mais de prova? Prender-se a palavras bíblicas para provar a existência de Deus chega a ser gozação e nem vou discutir, é provar que o super-homem existe através do gibi. Agora quanto a vc. ser mais inteligente que alguns animais é com vc. e terá que provar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: