O que é ceticismo?

by

Ser cético é “ver para crer” continuando assim a pôr em prática a antiga sabedoria de São Tomé. É não aceitar alegações extraordinárias sem provas ou evidências concretas. É trocar a fé pela ciência, esta última muito mais útil, produtiva e confiável.

Falamos aqui do chamado “ceticismo científico” (diferente do ceticismo filosófico e epistemológico), uma ferramenta muito útil que nos permite uma análise crítica e moderna do Paranormal, Pseudociência e todos aqueles fenômenos ditos “fronteiriços”, que ocorrem em áreas à margem da ciência.

A situação atual da ciência em todo o mundo é sombria. Em vez de ensinar os jovens a pensar, as escolas entulham suas cabeças com um amontoado de conhecimentos em sua maioria inúteis. O resultado é que campeiam a superstição e a ignorância num mundo infestado de anjos, OVNIs, ETs, astrólogos, videntes, seitas esotéricas e filosofias estranhas. A ciência vem paulatinamente estudando e desmistificando esses fenômenos misteriosos. Após 122 anos de investigação séria nenhum fenômeno paranormal foi cientificamente comprovado, e 57 anos de investigação de OVNIs e ETs resultaram em nada de concreto.

A mídia vem tendo uma atuação simplesmente deplorável. No afã de criar notícias, livros e programas sensacionais, deixa-se de lado a análise crítica do conteúdo e dá-se guarida a qualquer boato e alegação extraordinária. A triste realidade é que sensacionalismo vende, ao passo que ceticismo não vende!

Nas palavras de Michael Shermer, “há muitas razões pelas quais as pessoas acreditam em coisas fantásticas, mas certamente a mais comum é simplesmente porque nunca ouviram uma boa explicação para as coisas misteriosas que ouviram ou leram. Por falta de uma boa explicação, elas aceitam a má explicação que é tipicamente oferecida. Só isto já justifica todo o trabalho duro feito pelos céticos em prol da causa da ciência e pensamento crítico. Isso faz ‘aquela’ diferença.”

Se você é um cético, saiba que não está só! Aproveite este maravilhoso meio de comunicação que é a Internet para trocar idéias e informação com os seus companheiros de jornada.

Saudações céticas, com carinho !…

Jorge Alberto C. B. Soares

4 Respostas to “O que é ceticismo?”

  1. Adalberto Says:

    Eu não acredito em ceticismo, só se alguém me provar. 😀

  2. cida Says:

    uma pessoa q quer ser o q ñ é

  3. cida Says:

    e ver para crer.

  4. kibom33 Says:

    Em primeiro lugar não queremos ser o que não somos, e é verdade que queremos ver para crer, Até ai nada de novo.

Deixe um comentário