Demônios, ou doenças?

by

Os demônios como conhecemos, já eram objeto de estudo e de especulações dos povos Sumérios e Acádios, onde influenciaram por sua vez a Mesopotâmia, os povos Hebreus, os caldeus e o mundo helênico. Na Mesopotâmia, os males que não constituíam grandes catástrofes naturais eram atribuídos a influência dos demônios.

Os demônios, acreditavam os mesopotâmicos, eram numerosos, divididos em legiões encarregados de espalhar o mal aos homens e à natureza segundo cada espécie.

Havia o grupo que cuidava de espalhar as doenças contagiosas (lepra e malária), o grupo que influenciava na natureza (vendavais, maremotos) e o grupo que influenciava o comportamento do homem (raiva, ódio, fúria, epilepsia, distúrbios).

As passagens que se referem à possessão demoníaca no NT., trazendo doenças graves e contagiosas, como a epilepsia, lepra, privações físicas como cegueira, surdez e deformidade corporal, são inúmeras: (Mt 12,43; Lc 8,31; Mt 8,29; Lc 4,6; Jo 13,2; 1Cor 2,6;1Jo3,8; Jo12,31;1Cor5,5 etc).

No entanto em Mt. 16:23 O próprio Jesus, voltando-se a Pedro disse:

“Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.”

É uma clara identificação que demônios eram também definidos como atitudes humanas demoníacas, ou seja aquilo que contradizia as vontades de Deus, do contrário o demônio com certeza conheceria as vontades de Deus.

Contudo as igrejas evangélicas ainda utilizam da crença nesse ser mitológico e sobrenatural, atribuindo muitas doenças como causas de processão. Vários psicoterapeutas têm realizado seções de “exorcismo” simplesmente aplicando conhecimentos científicos o que tem trazido a cura em vários casos.

Não tem nada de sobrenatural, doenças são causas naturais passiveis de tratamentos, e não pelas intervenções divinas.

Por causa dos demônios muitas pessoas foram sacrificadas no passado, causas psíquicas não conhecidas, atribuíram aos “chifrudos” a responsabilidade, e arderam nas fogueiras e nos óleos ferventes.

Nos dias atuais queimam na ignorância da crença, com bases em livros primitivos sacerdotais os quais não condizem com o mundo atual, a ciência eliminou os mitos, mas não consegue eliminar um fundamentalismo em acreditar que o sal estraga, o ouro enferruja, e o grão de mostarda é a menor semente do mundo.

Anúncios

29 Respostas to “Demônios, ou doenças?”

  1. ivancarlos Says:

    Não tem “demônio” que resista a uma boa dosagem de Haloperidol…ahahah…
    Vc foi muito feliz quando disse que os males menores eram atribuídos aos “demonios”. Sim, porque os maiores eram atribuídos a Deus.
    Com isso, podemos concluir que nas estórias religiosas não tem “mocinho” e nem “bandido”.

  2. Jakeline Says:

    Hahahaha.. claro,é verdade.Eu acredito muito em demonios,creio que sim,eles sejam uma certa parte dos problemas dos seres mortais.Mas é mais mortal ainda você escrever ‘ESTÓRIAS’ com E ao em vez do H.
    Fala sério,eu que só tenho 14 anos escrevo mais correto que você..

  3. ANA PAULA Says:

    O QUE VOCÊS ACHAM QUE LEVA UM ADULTO A ESTUPRAR UMA CRIANÇA?,OU,UMA MÃE MATAR O FILHO?,OU TAMBÉM ALGUÉM PRATICAR MAGIA NEGRA PRA MATAR UMA PESSOA,SÓ PODE SER COISA DO DEMÔNIO,POIS, DEUS NÃO NOS FEZ SERES PERVERSOS DESSE JEITO.

  4. jessica Says:

    moder fuck demonios!” michael jackson esta mortOOO!” porra!”!

  5. Anonimo Says:

    È a influencia do anjo caido desde adao e eva

  6. SERAF UCHIHA Says:

    Demonios são espiritos das pessoas k morreram e não conseguiram ainda passar para a proxima dimensão por estarem muito ligada aos sentimentos dessa ,,, elas vão perdendo a personalidade e a sanidade com o passar dos anos k ficam nessa dimensão c recusando a iram para a proxima , com o passar dos anos fica cada vez + agreessivas e maléficas por c afastarem d tudo ,,, então viram seres maléficos k pairam entre essa dimensão e a outra e ficam a c alimentar d todo o mal k aja por perto ,,, todo sentimento ruim k encontram por perto pegam pra si e usam isso para ferir os outros ,,, e assim nascem os demonios …….. não tem nada a ver com deus ou com o proprio anjo caido ,,,,, e sim com cada um de nós …. estamos sozinhos aki ,,, ninguém vai vim aki nos salvar ,,,, temos k nos mesmos nos salvar ,,,, pois ninguém c importa com seres tão pekenos …..

  7. Luís Felipe Says:

    A senhorita Jakeline, deveria saber que “estória” com E, quer dizer uma História não verídica!!

  8. sergio Says:

    sou desviado da palavra + a grande verdadeé que os pregadores de hoje . disem ex se vc tem uma dor de cabeça é o diabo se esta trite é o demonio quantos e quantos vrs da biblia fala sobre doença e + pregadores que até morreram + eles usam isaias 53 sendo que aquilo ali era uma profecia que si cumpre em matheus 8 vrs 17 sendo que em isaias 53 não tinha jesus e essa professia si cumpre em matheus 8 vrs 17 leiam a biblia não pegue carona das pessoas a doença e conssequencia do pecado

  9. luiz Says:

    ana paula a sua resposta é potestade do ar que esta acimaninguem mata ninguem por matar ou extrupa por extrupar lembra de caim e abel? o primeiro homicidio adão e eva no jardim do paraiso

  10. Wellington Says:

    Gente muito interessante o assunto me ajudou muito. Sou um pessoa muito dividida no assunto pois nasci pre-catolico com maioiria das pessoas, Depois me tornei de outra religião o qual na minha concepção julgo ser melhor para mim. Porem depois passei a ser mais científico e também a estudar assuntos sobre naturais. Gostei muito disso e vou levar para vida.

    Saber minha opinião sobre o assunto é como disse o Raul Seixa
    “Prefiro ser essa metamofose ambulante… do que ter aquela velha opnião formada sobre tudo”

    Valeu pessoal.

  11. kibom33 Says:

    1. Wellington”
    Tenho após alguns anos de estudo sobre religião minha posição formada sobre algumas coisas:
    – Divergências encontradas na bíblia
    – O por que de pessoas de muitas fé ( ou todas ) não recuperarem órgãos perdidos ( pernas e braços ), já que Jesus fazia ( e ele disse que nós mesmos poderíamos fazer ).
    – Profecias da bíblia que nunca ( ou melhor todas ) nunca se concretizaram.
    – Se Jesus é mesmo o messias, ele fere 2 condições básicas da Tora, onde ele precisa ser da descendência de Davi, e não viria em 2 etapas, além do que prometeu aos seus discípulos voltar ainda quando alguns deles ainda estariam vivos.
    É um jogo de encobrir o que não é real.

  12. kibom33 Says:

    Sérgio!

    Doenças são conseqüências de uma formação genética, ou adquirida, não tem nada a ver com pecado. Ainda pela formação genética como pode algo perfeito ( Deus ), produzir algo imperfeito?

  13. Wellington Says:

    Kibom33 legal o que vc falou. gostei achei interessante mas ainda estou preso a muitas coisas ainda. Tua observação foi validade e de boa procedencia.

    Obrigado meu amigo

  14. kibom33 Says:

    Se a vida é criada por Deus, fica essa crença ao critério de cada um, como agnóstico tenho minhas convicções, no entanto se existe um criador terá de ser como fonte primária, não como é pregada pelas religiões. Sempre procuro deixar claro que não procuro mostrar a existência ou não de Deus, mas do engano que são as religiões, e que esta interseção de Deus junto ao homem é pura imaginação.

    Obrigado Wellington seja sempre bem vindo.

  15. Sergio Adriano Heib Says:

    Os demônios são os anjos decaídos; àqueles que foram jogados no abismo juntos com satanás antes da formação do mundo humano.É biblico, e com relação às coisas de Deus, ninguém é obrigado a crer, pois o dom da fé só vem de Deus e não do homem.Nunca subjuguem aquilo que não conhecem, pois o inimigo das nossas almas quer que nunca conheçamos à Deus.
    Um abraço a todos.

  16. kibom33 Says:

    Demonios são anjos decaidos, a unica explicação a esse respeito vem da bíblia, um livro que não nos deixa nenhuma prova de ser verdadeiramente um livro de Deus.
    Se a fé vem de Deus é uma compilação feita pelo homem, ou pela natureza do ser humano em crer no sobrenatural.
    Possibilidade podem existir, mas enquanto não temos provas ficamos a acreditar na possibilidade em ser somente imaginações.

  17. ECLIPSE Says:

    queria ser capaz de ver a “verdadeira verdade” nisso tudo.. DEMONIOS, DEUS , BIBLIA. Seria ótimo se isso tudo não existisse…falo das crenças e conversas…
    fala sério . então tudo de ruim é influêcia do diabo. e tudo de bom é influência de DEUS.. nosso isso é ridículo!. seu eu fosse o DIABO eu ja teria procurado outra coisa pra fazer… fala sério. vcs acham que ele vai perder a eternidade que ele tem pra ficar aperriando a nos? e ainda… se foi o próprio DEUS quem fez o DIABO então deve existir alguma coisa boua nele !…..

  18. kibom33 Says:

    O Diabo se existir deve ser alguém extremamente burro, pois começou o jogo perdendo de 10 x 0, sendo que a própria bíblia fala qual será seu fim, no entanto no dia a dia parece que vem vencendo quando acreditam que ele influencía um pai a jogar sua filha pela janela e Deus não a protegeu. 😉 Fala Sério.

  19. Sergio Cabral Says:

    Acredite no que quiser, mas a própria biblia fala sobre os demonios e ela é fonte fididigma.

  20. kibom33 Says:

    fididigma deve ser mesma. Alguém me socorre, fico pensando como as pessoas podem entrarem aqui e escrevem tais besteiras, mais uma besteira vou enviar para As Falácias Religiosas.

  21. Daniel Mattozo Says:

    para a Jakeline, estoria com E: Fato, realidade; Historia com H: conto, mito, lenda, etc…

  22. Daniel Mattozo Says:

    o, disculpa, é ao contrario kkkk, mas estória existe!

  23. Angemaria Says:

    Interessante o assunto , e muito discutível também . Entretanto, cientistas há muito se preocupam com o fator ” energia”, e já a relacionaram à massa ( matéria, corpo ) . Creio que devemos parar , então, e analisar com seriedade . Não precisamos concordar com tais teorias ou estudos, mas levar em consideração , de igual forma, o outro lado que, em verdade, desconhecemos, como, p. ex., a vida após a morte retratada em diversos livros, escritos por médicos de reputação ilibada . Às vezes penso, em meu humilde universo, que possa existir de fato dois lados sobre essa matéria , assim como os polos positivo e negativo necessários à eletricidade. Então, lembro do caso de EMILY ROSE ( real), que preferiu morrer daquele jeito só para que o mundo soubesse que o mal existe , e não apenas Deus , ou o lado bom.

  24. kibom33 Says:

    Angemaria!

    Sem dúvida acredito no lado bom e o oposto também, no entanto não tenho como admitir que são fatores sobrenaturais porque não conseguem serem provados o que nos leva a acreditar na imaginação das pessoas.
    O Caso EMILY ROSE não passa nada mais que um sofismo das crenças religiosas.

  25. jackson Says:

    you are not babel treraaghtfuyhgsda

  26. kibom33 Says:

    Fools are everywhere, mas existem tbm. chupacabras, ets de varginha, e outros mais por ai que acessam até blogs.

  27. Wellington Cunha Says:

    Sabe eu tive lendo o alguns artigos e acho que o amigo SERAF tem razão sobre o espíritos das pessoas que das pessoas que estão presas a essa realidades creio que os “demônios” assim. não que sejam “demonios” mas que se tornaram rebeldes pois demonio é muito forte para se dizer, sobre demonios preexistente vou pensar.

    Para amiga ANA PAULA a resposta é as pessoas estao doentes psicologicamente precisavam ser curadas por profissionais, uma pessoa que mata ou estrupa nao trata-se de um demonio trata-se de um doente que nao aceita a realidade e nao tem visão para o futuro. espero que nao me vejam como apoiante delas mas como alguem que pode entende-las um pouco. quem nunca perdeu a cabeça por algum motivo e vez algo sem pensar? entao entanda elas como alguem que tem que ser isolado da sociedade para tratamento

  28. kibom33 Says:

    Demonios são explicações medievais para aquilo que a ciência ainda não conseguia explicar.

  29. Rafaella Says:

    Em primeiro lugar, uma pessoa para criticar um livro, religião ou pessoa precisa conhece-la bem. Na biblia diz que Ele levou todas as enfermidades, e o diabo sim colocolou nos dias de hoje q isso é normal ( para os otarios né). Nada acontece sem a vontade de Deus, se Deus permitiu que eu ficasse doente é obvio q procuraria um médico e creria na cura pois Deus deixou os médicos, agora tem doença, me desculpe, que os médico ñ sabe nem o q fazer e q é demonio, te gente q tem tantas doenças por q ñ tem a vida com Deus. Vamos fazer uma coisa, antes de vc criticar as pessoas e sua religião, faça uma coisa leia a biblia interia e entenda se vc ñ mudar o seu modo de pensar eu rasgo a minha biblia, combinado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: