Puberdade precoce.

by

ATINGE MENINAS ANTES DOS 8 ANOS DE IDADE

      

A publicação desta matéria deu-se em função de uma outra: em visita ao blog A lógica do Sabino, despertou-me  o interesse do caso ali mostrado de um pastor evangélico de 71 anos que havia engravidado uma menina de 10 anos. Afora a crueldade do episódio, algumas pessoas devem ter se perguntado: como isso é possível?

 

Pois bem, a puberdade precoce, um distúrbio predominantemente feminino, ocorre quando a criança apresenta os primeiros sinais de maturação sexual antes dos 8 anos de idade. A doença atinge 1 em cada 10000 meninas e, para cada 5 meninas com o problema há 1 menino na mesma condição. No caso das meninas, o corpo ganha formas arredondadas, os quadris se alargam, os seios se avolumam e os pêlos pubianos começam a crescer.  Um ano depois, em média, ocorre a menarca.

 

Descrita como doença no início do século XX, a puberdade precoce ainda não foi completamente decifrada pela medicina, embora seja evidente que ela está associada a um desequilíbrio hormonal. Um passo importante para a compreensão do problema foi dado recentemente por pesquisadores da USP. Em parceria com a Universidade Harvard, nos EUA, eles constataram que a mutação em um determinado gene induz ao desenvolvimento sexual prematuro. É a primeira vez que se estabelece uma relação entre herança genética e puberdade precoce. Até então, a influência da genética não passava de uma suspeita, com base no histórico familiar das pacientes.

 

O próximo passo é investigar se há outros genes ligados à doença, o que no futuro pode resultar no desenvolvimento de remédios mais específicos. A descoberta foi publicada na revista científica The New England Journal of Medicine.

 

Tudo começa com o aumento na produção do hormônio GnRH. Sintetizado na região cerebral do hipotálamo, ele funciona como um maestro no processo da puberdade. Nas meninas, o GnRH, está envolvido na fabricação do hormônio estrógeno pelos ovários, que detona o início da puberdade. O problema surge quando os níveis de GnRH sobem antes da criança completar 8 anos. A medicina só conseguia explicar a alta hormonal fora de hora em 10% dos casos, aqueles em que o paciente é vítima de outras doenças, como a meningite. Agora, com o estudo dos pesquisadores brasileiros e americanos, acredita-se que uma modificação no gene GPR54 talvez seja uma das principais causas da maioria dos quadros de puberdade precoce.

 

Freqüentemente, os médicos são procurados por mães aflitas por conter a puberdade das filhas pequenas. Na maioria das vezes, porém, o distúrbio não requer nenhuma intervenção. No último século, a idade da primeira menstruação caiu consideravelmente. Atualmente, a menarca ocorre por volta dos 12 anos. Isso significa que os primeiros sinais da puberdade começam a surgir de dois a três anos antes, o que se enquadra no padrão de normalidade.

Anúncios

2 Respostas to “Puberdade precoce.”

  1. Kibom33 Says:

    Sobre o luzitano o curioso é que ele criticava a impressa tendenciosa ao mencionar na reportagem que o individuo era evangelico”, fato esse irrelevante segundo ele, e ao mesmo tempo também omitia o fato do criminoso ser pastor. O portuga em seu desespero ao defender o cristianismo não percebeu que cometeu o mesmo erro.

  2. lee caack Says:

    nossaaaa, como assim, engravidar a coitada, meu pai do ceu!que monstro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: