As 10 pragas do Egito.

by

Não acredito em livros proféticos, motivo que me fez buscar explicações científicas, para fatos como os citadas na bíblia ocorridos no antigo Egito, hoje quando vejo por qualquer fato as pessoas atribuírem à milagres, começo a entender como várias passagens bíblicas se tornaram palavras de deus e realizações de sua responsabilidade.

É possível que ao longo do tempo, histórias contadas de pais para filhos tenham ganhado glamour e fugido da realidade, tornando-se epopéias com explicações unicas a serem de um deus, devemos nos lembrar da dança da chuva, onde de tanto dançar em uma determinada hora iria chover, e ai atribuiam aos deuses. Mas vamos analisar esse fato memorável ocorrido no antigo Egito.

praga: Aguas se transformaram em sangue - nada que não tenha acontecido antes ou depois, uma aglomeração de algas, devido ao aquecimento das água do nilo surgiram pfiesterias, um tipo de algas que ao se deteriorarem deu a coloração nas águas do rio, conhecido hoje como a maré vermelha, matando todos seus peixes.

praga: Infestações de rãs – como sabemos peixes comem ovos de rãs, se não haviam peixes, aqueles ovos se transformariam em rãs e como o rio estava contaminado as rãs fugiam para a cidade e se daria numa infestação de rãs.

praga: Mosquitos atormentam homens e animais – Com a morte das rãs em terra surgiram diversos insetos entre eles mosquitos e piolhos, sem predadores.

praga: Moscas escurecem o ar e atacam os animais – Surge a mosca dos estábulos que ataca os animais, muito conhecida nos dias atuais.

praga: Uma peste atinge os animais – Os piolhos Maruim, com o vírus da lingua azul mataram 70% do rebanho, essa é a mesma doença da peste equina africana.

praga: Pústulas cobrem homens e animais – O mormo, uma doença equina que também ataca o homem é transmitida pelas moscas do estabúlo, provavelmente ela foi a peste que afetou os egipcios, já que provoca úlceras na pela, como descreve no exôdo.

praga: Fogo no céu – O calor intenso quando se combina com uma frente fria, pode causar chuvas de granizo, o que destruiria com certeza as plantações, e tempestades elétricas, o que daria a impressão de fogo no céu, um fenomeno conhecido nos dias atuais pela metereologia como tempestade eletrica.

praga: Nuvem de gafanhotos – Após a tempestade vem a ventania, que poderia mudar o curso dos gafanhotos etíopes, devemos nos lembrar que gafanhotos são normais até nos dias de hoje.

praga: Escuridão por três dias – Uma tempestade de areia, o que seria bem plausivel devido ao clima que ficou, pode durar dias e com certeza encobre a luz do sol.

10ª praga: A morte dos primogênitos – O cereal foi guardado num celeiro, devido às tempestades e a falta de alimentos esses celeiros que estavam úmidos e certamente os cereais emboloraram, outro fator das tempestades, foi a escassez de comidas, já que a plantação foi destruída. Por tradição no Egito antigo, quando há falta de comida os primogênitos tem a preferência na alimentação, então certamente eles comeram os cereais embolorados primeiro e em bem mais quantidades o que resultou em suas mortes.
Como vimos são apenas teorias, mas explicam bem essas pragas, não que isso seja verdade, mas porque dar tanto crédito ao êxodo se ele também foi escrito por um homem com pouquíssimo conhecimento cientifico.

E se quisermos adentrar mais ainda veremos que a passagem pelo mar vermelho, onde milagrosamente o mesmo se dividiu dando passagens aos hebreus, analisando a geografia da época, devemos atentar que o caminho deve ter sido outro que não passasse pelo mar, e muitos outros relatos do êxodo podem terem explicações cientificas, o que não comprova sua veracidade, mas tão somente evidencias que podem não serem fatos atribuídos diretamente de um deus.

Fonte: NatGeo.

About these ads

102 Respostas to “As 10 pragas do Egito.”

  1. Martosael Says:

    Caros amigos, o mais viável é tentar negar a Deus.
    Fato: Todos estes acontecimentos se deram ao mesmo tempo, todos estes eventos ao mesmo tempo nem a ciência explica, não é mesmo.
    A relação com deuses pagãos conforme esta na Bíblia também é outra coincidência sem explicação pela ciência.
    Já foi comprovada pela própria ciência o local exato da travessia, geograficamente e Arque logicamente, inclusive foram achados os restos de carros revestidos de ouro conforme narra a história Egipcia e não a Bíblia para que não sobre dúvidas. Posso enviar o material para análise comprobatória. Não por ser eu um Cristão, mas por até hoje de forma isenta de emoções e exageros e por resguardar o que Deus me deu de mais precioso a inteligência. Paz…

  2. kibom33 Says:

    Martosael, gostaria muito de receber esse material, fineza nos enviar.

    Obrigado

  3. Sueli Says:

    Interessante todos os primogênitos terem morrido todos na mema noite, né? E nenhum israelense… Interessante o exército egípcio ter se afogado em terra seca??? ou em água na altura dos joelhos!! Meu Deus é incareditavelmente poderoso e não precisa provar nada a ninguém! Quem tem ouvidos para ouvir ouça! A fé não se explica, simplesmente se tem ou não…

  4. Francisco Says:

    Acredito que no passado como dias atuais, o homem buque por respostas, respostas para seus medos, tristezas …probleas, em fim, solução e quando a natureza lhe é madrasta este busca no mistico, passando as dentre as gerações.
    Certamente a história oral influenciou este homem por várias gerações até surgir os documentos escritos, modificados de acordo com os intereces dos mais poderosos que suprimiram ou almentaram seu contexto.
    As dez pragas ocorrerem?
    O mas Vermelho se abril, para a passagem dos hebreus?
    Moisés fez brotar água da pedra no Sinai?
    O encejo à tais questões se coloca como certificaçãi existência de Deus.
    Poderiamos falar ainda sobre aos demais deuses levantdos por outros povos também no centido de explicar, dar razão a sua existência e através dele alicersar seu modo de ser, agir e sentir, ou seja sua cultura.
    Acredito que o caso das dez pragas do Egito, levantada no livro bíblico exodo, venha fazer parte desta caracteristica do ser hunado, a busca por respostas .
    Quando estas não lhe são disponivel naturalmente, vai procura-la no mistico.
    Os vários povos do mundo,durante todo o período históroco assim se portaram não sendo diferente , ao meu ver,quanto ao povo hebreu e as déz pragas do Egito.

  5. Reginaldo Says:

    Amados em: Exôdo 7:14-24:Durante 7 dias,a água do rio nilo se tornou em sangue: O Nilo era um rio sagrado do Egito. Os magos copiaram as pragas, mas porque? O que precisaram foi água, não mais sangue. Eles não puderam desfazer o que Deus tinha feito, nem fazer água para o povo beber.
    As rãs: Exôdo 8:1-15:representou para o Egito a vida humana em embrião. Deus mostrou que Ele é a fonte de toda vida.
    Piolhos:Exôdo 8:16-19: .havia muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito,desta vez os magos disseram ao Faraó que “isto é o dedo de Deus.
    Moscas: Exôdo 8:20-32:Um tipo de mosca chamado “mosca de cachorro” que morde a pálpebra, pode dar doença dos olhos e até cegueira. Começando com esta praga Deus fez diferença entre Egito e Israel.
    Pestilência:Exôdo:9:1-7: Os magos não puderam desfazer nem curar a doença. Uma doença que atacou o gado. Todo gado do Egito morreu, mas nenhum de Israel. Sarna:Exôdo:9:8-12:Deus nesta praga zombou a deusa e rainha do céu do Egito. Moisés jogou o pó para o céu que deu um tumor ulceroso na pela do povo que doeu demais. Os magos também pegaram a doença e não puderam adorar a sua deusa e rainha religiosa.
    Saraiva:Exôdo:9:13-35:Todos que creram na Palavra de Deus escaparam desta praga, Deus mandou saraiva cair na terra e fogo correr no chão. Mostrou que seus deuses da água e do fogo eram mesmo nada.
    Gafanhotos:Exôdo 10:1-20: Deus encheu o ar de gafanhotos. Os deuses egípcios (Xu E Sebeque) não puderam fazer nada para não deixar acontecer. Ó que deuses fracos!
    Trevas: Exôdo:10:21-23: Com esta praga Deus derrubou o deus principal do Egito, Rá, o deus-sol. A palavra Faraó significa sol, ele era um deus. Egito ficou nas trevas (sem ver nadinha) durante 3 dias, mas Israel ficou na luz.
    Morte do Primogênito: Exôdo:11:12:Depois disto todos souberam que Deus era o Senhor e Seu nome ficou anunciado em toda a terra. Deus destruiu todo deus falso do Egito. Na morte do primogênito Deus mostrou que ele tem na sua mão o poder de morte e de vida. Aqueles que tinham o sangue do cordeiro não morreram.Amém. Tenha fé e contemplará as maravilhas de DEUS. um abraço.

  6. LEKA Says:

    AMADOS,

    A PALAVRA DE DEUS É BEM CLARA, QUE TUDO O QUE FOR DITO FORA DO QUE ESTA ESCRITO É ANATEMA.(MALDITO).
    ENTAO A UNICA CONCLUSÃO QUE CHEGAMOS É QUE A LETRA MATA, MAS O ESPIRITO VIVIFICA. E NORMAL NÓS QUEREMOS SEMPRE BUSCAR UMA RESPOSTA PARA TODAS AS COISAS, E A TUDO O QUE ESTA NA BIBLIA É NOSSA REPOSTA PARA TUDO…
    É BOM SABERMOS MAIS SOBRE AS COISAS, SO QUE SEMPRE CONSULTE A PALAVRA DE DEUS…

  7. Quézia Rebeca Says:

    Na 10ª praga vc diz: “Mas porque dar tanto credito ao exôdo”.Eu vou te dizer pra que dar tanto credito a ele…não seria por que se vc não lér todos os livros da Bíblia e não ficar por dentro das coisas que acontecem na Bíblia vc não vai pro céu e sim pro enferno.Então se vc não tirar isso da e sabe o que vai acontecer com vc? vc vai ser escolhanbado por todos e ser mal falado e muito mais então respeite a Bíblia pra vc não ser mal júlgado nem mal falado por todos como até por mim por que isso é uma vergonha…!!!

    A unica coisa que eu posso te avisar é respeite a Bíblia…sinão…!!!

  8. kibom33 Says:

    enferno, mal, acho que vc deveria deixar um pouco de ler a bíblia e procurar um professor de portugues.

  9. kibom33 Says:

    Leka, bonitas palavras, mas são somente palavras, assim não consigo acreditar ;)

  10. kibom33 Says:

    Reginaldo, conte uma história a alguém, deixe ela passar por várias pessoas, e procure a mesma história lá na frente ( telefone sem fio ), pode ter ocorrido o mesmo não é mesmo? Afinal é uma história bonita, no entanto não possui evidencias, somente por um povo que se acha escolhido de Deus. Esse Deus que vcs. acreditam é estranho mesmo, cria a todos nós, depois escolhe alguem, estranho não.

  11. kibom33 Says:

    Francisco, como muitos já disseram esse Móises era um cara estranho mesmo, se perdeu no deserto por quarenta anos, e ainda escolheu o unico local no oriente onde não havia petróleo.

  12. kibom33 Says:

    Sueli, e quem garante que morreram todos na mesmo noite?, pode a história ter sofrido um sofismo.

  13. Madlennne Says:

    Que coisa ridicula essa sua teoria como pode algo matar os peixes e as rãs naõ me …vc ta por fora vai estudar mais

  14. Antonio Carlos aleph3 Says:

    ##- O TORNEIO DE MÁGICA-### –> a mágica na religião egípcia era um sinal do poder de deus. James e Jambres eram os dois principais mágicos do Egito (2Timóteo 3:8), contudo, Moisés havia sido educado no palácio e conhecia todas as “maladragens” deles (Atos cap.7 “depois foi Moisés instruido em toda a literatura dos Egípcios”) – o fato é que lance por lance, Moisés e Aarão X James e Jambres, os hebreus levaram a melhor no torneio. Pessoalmente não acredito que Moisés tenha escrito o Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia), pois nele é citado moedas e sabemos que não tinham sido cunhadas, e algumas cidades também, que só vieram a surgir bem após a narrativa. Sabemos que estes livros só foram escritos mais de 200 anos após a morte de Moisés (autores diversos). Mas, tudo bem… Papi Noel não vai raspar a barba ao tomar conhecimento destas “minhas descobertas” – Abraços

  15. rayla Says:

    espero realmente que DEUS tenha misericordia no grande dia de sua vinda por que contradizer sobre as coisas de DEUS é um pecado mortal

  16. RODRIGO PACHECO Says:

    Sou estudante de teologia, gostaria apenas de relatar algo: Se existe explicações ou não, sobre a narrativa das pragas no egito, se foi ou não foi, moisés quem escreveu o pentateuco, se no livro de Isaías encontramos ao invés de um, três Isaias, se a criação é um conto ou não, enfim, A bíblia não é um livro para provar ciência, é um livro que trata da fé, nada disso irá abalar minhas experiencias pessoais com Deus, creio que ele existe, creio que ele é poderoso, confesso que ele é o meu Senhor e galardoador dos que o Buscam…não devemos entrar em discussões vãs.

  17. natanael Says:

    por favor descrever tambem as citacoes biblicas onde ocorreu,se em exodo por exemplo..obrigado

  18. Leman Cereja Garcia Fonseca Says:

    A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja no coração de cada um de nós.

    Meus amados eu já fui ateu convicto. Também não acreditava na Bíblia como a palavra de Deus revelada à humanidade. Antes, porém, acreditava em supostas evidências seculares que sempre apontavam em direção contrária à revelação dos textos bíblicos. Hoje acredito em Deus porque tive a oportunidade de ser liberto do poder das trevas através do sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na verdade, acreditar na Bíblia, diante de tantos argumentos científicos antagônicos, não é fácil. Acreditar que Deus existe, em um mundo extremamente materialista, é coisa de louco. Mas, o que que eu posso fazer? Glória Deus! Eu creio e conheço o Deus da Bíblia.

  19. Pastor Says:

    Caro autor, quero lhe deixar um conselho, dia em que voce resolver as pendencias que voce tem com sua familia, ou melhor com seu pai, então voce poderá provar do amor do Pai, perdoe seu pai, e receba o amor de DEUS, Ele te ama mesmo com toda sua ignorancia!

  20. Pastor Says:

    Caro autor, quero lhe deixar um conselho, no dia em que voce resolver as pendencias que voce tem com sua familia, ou melhor com seu pai, então voce poderá provar do amor do Pai, perdoe seu pai e receba o amor de DEUS, Ele te ama mesmo com toda sua ignorancia!

  21. kibom33 Says:

    Pastor!

    Primeiramente não tenho pendencias alguma com minha familia, não sou um dos exs da vida que procura uma religião de fachada para acreditar que posso encobrir algum erro.
    Edito aquilo que acredito, a farsa que são as religiões, e principalmente, mas não menos, a sua, pregando como se fosse de Deus, as imaginações dos homens.

  22. Raqueli Says:

    isso é chato

  23. kibom33 Says:

    Simples, Alt+F4.

  24. camilaa Says:

    deus nao precisa provar nada a ninguem ele simplismente fez !!!!!! eu acho que vc nao tem deus no seu coraçao

  25. kibom33 Says:

    Camilaa!
    Se Deus estiver no coração significa sensibilidade, tolerância, e amor as pessoas vc. errou em me julgar, agora se for viver a intolerância pregada pelas religiões realmente ele não está.
    Mas ao invés em julgar onde ele não está, gostaria que vc. debatesse o tema abordado.

    Fique a vontade.

  26. Paah Says:

    Apenas foram colocados os dois lados da historia por uma pessoa neutra que não acredita nem desacredita.
    Se voçe foi criado numa familia crista que acredita em tudo que a biblia diz desde pequeno, porque demonstrar tanta raiva ao ler um simples artigo!
    Vamos viver nossas crenças e respeitar o olhar mais “cientifico”, e se não quizermos nos zangar com esse tipo de coisa é melhor não entrar em blogs do tipo.
    Só existem 2 opçoes: existiram as 10 pragas ou não, pronto quem escolhe o que deve acreditar é voçe.

  27. kibom33 Says:

    Se as pessoas usassem a inteligente, e presumindo que usem, em qualquer história contado com certeza iriam averiguar sua veracidade, mas como se trata da bíblia que erroneamente nos foi imposta pelo meio em que vivemos preferimos fechar os olhos e acreditar, ao invés de ser totalmente autentico e realista e colocar em dúvidas o que lá esta. Por favor, leiam a bíblia.

  28. sidney marcondes gomes de souza Says:

    em primeiro lugar vc tem todo direito te ser um cetico e em segundo lugar vc e totalmente despreparado para falar concernente a biblia pois o mesmo homen que escreveu exodo passou durante 40 anos da sua vida dentro do egito estudo sobre tudo que vc possa imaginar principalmente conhecimento cientifico entao eu nem preciso esclarecer uma pessoa como vc quem nem ao menos sabe o que estar dizendo se vc quer ser cetico mesmo pelo menos vai se preparar direito pois tudo que vc escreveu estar baseada em uma tese cientifica onde os cientista tenta sempre esclrecer quem e DEUS ou o que ele e e eles acabam vendo que nao a explicacao para um ser SUPREMO todo PODEROSO JESUS DE NAZARE amem.

  29. kibom33 Says:

    Sidney!
    Como toda matéria que publico, se a mesma não é minha tenho colocado a fonte, e sobre a qual vc. se refere deveria ter observado este detalhe, onde erroneamente não o fez.
    Não preciso me preparar para ter fé, e sim para o conhecimento, o que vc defende nem ao mesmo consegue sustentá-la, a não ser por livros proféticos sobre os quais evidência a crença e não o conhecimento, algo que com certeza vc. não as tem.
    A Vida de Moisés não consegue ser sustentada por nenhuma base cientifica, portanto o que não pode ser provado não pode ter o merecimento do crédito. Portanto antes de ficar saudando o seu PODEROSO JESUS DE NAZARÉ amem, ( esse não é o nome dele ), vá buscar bases que não seja um livrinho de contos.
    E quer que eu prove para vc. mesmo que vc. não conhece o que defende, PORQUE SEGUNDO A TORAH MOISÉS ERA GAGO?

  30. Alison A. da Silva Says:

    Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Toma tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, e sobre todo o ajuntamento das suas águas, para que se tornem em sangue; e haja sangue em toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.(Exodo 7;19).
    Meu caro amigo ,poderia me explicar cientificamente (já que para você vejo que não existe um poder divino) o fato de todos os ajuntamentos de aguas se tornarem em sangue ,inclusive vasos de madeira e de pedras como é citado na biblia sagrada.
    Obs:Em sua explicação sobre a primeira praga não ouve abrangência de todos os ajuntamentos de águas ,na minha concepção tentar fragmentar partes de versiculos para explicar estes cientificamente não está correto.
    Então ,por favor ,me explique a mudança na coloração das aguas abrangentemente,da maneira correta.

  31. kibom33 Says:

    Alison!

    Uma história contato por gerações não requer credibilidade do sobrenatural, já que a mesmo pode sofrer um sofismo, muitas pessoas alegam que lobisomens existem e dai?

  32. Claudinei Says:

    Por que sempre que se trata de religião tem estes “desafetos”?
    E aquilo que somos todos iguais perante a Deus..cade?
    Outra coisa queria uma explicação dos estudiosos e crentes , quanto Jesus cobrava por milagres feito na terra?…Por que hj..tem preço isso…”Homens de Deus” usando o nome dele para faturar milhões…

    Quero relatar um fato que vi e ouvi ..pois o “circo” de uma determinada igreja se formou proximo minha casa…

    O “pastor” pregou , falou, chorou, gritou (alias precisa gritar numa igreja?? Deus e surdo? enfim)….. este pastor estava distribuindo boleto de R$ 10,00 R$ 20,00 e R$ 50,00..detalhe que ele deixou bem claro…..somnte os boletos de R$ 50,00 teria a “graça alcançada” ..então se eu desse R$ 100,00 teria a graça + um chaveiro de brinde talvez?? Não quero aqui duvidar que tenha realmente homens de Deus , mas hj 90% virou comercio “pequenas igrejas, grandes negócios”….Sou temente a Deus ele já me provou isso, mas não preciso ouvir de um homem (pastor,bispo,padre) aquilo que já sei…..faço minhas orações e meus pedidos e agradecimentos em casa mesmo, e sou ouvido da mesma forma…a diferencça que não preciso pagar para isso…enfim devemos aprender o espaço entre ser religioso e fanático……fiquem com Deus

  33. kibom33 Says:

    Porque a fé é facil vender e ninguem cobra pedágio;)

  34. Gilberto Carlos Ruiz Says:

    Deus usam os loucos para confundir os sabios, ou seja o homem sempre teima em achar algo contraditório , A biblia é sagrada e o respeito tambem.

    Ninguem viveu este tempo ., mas a fé ira existir por toda eternidade …,

  35. kibom33 Says:

    Se sabedoria é acreditar em algo que existiu somente no passado, e hoje nada mais ocorre, acreditar em algo que os cavernosos pela ignorancia acreditavam, realmente sou somente um louco.
    A biblia pode até ser sagrada, mas o contraditório é saber que um livro sagrado não acerta profecias, nem prediz do futuro nada do que conhecemos é um pouco ou bastante duvidoso.
    Quanto a falta de respeito é não acreditar no seu Deus, vc. tbm é desreipeituoso por não acreditar em Zeus, Thor, Shiva e outros deuses.
    Conclusão, vc. pode acreditar no que quizer, o que não quer dizer que seja verdade.

  36. VanLee Says:

    Querido escritor do blog não sabendo se você vai ler ou não eu desejo apenas deixar para os proximos um trecho da biblia que você não sitou. Atos 7:22 diz sobre Moises. Êxodo 11:5 diz sobre a morte dos primogenitos que não foi só de homens mais também de animais.

    Grato pela atenção.

  37. kibom33 Says:

    Isso muda pouco ou quase nada, já que a história pode sofrer qualquer tipo de sofismo.
    É sempre importante estarmos atento as evidências, os fatos e as consequências, pois sabe-se que é um “conto” antigo sobre os quais os judeus e cristãos a milhares de anos não conseguem provar nada do suposto ocorrido, fica somente na fé, e fé tem qualquer tipo de religião acreditando em qualquer relato, o que não quer dizer que seja verdadeiro.

  38. regisdebel Says:

    AO AUTOR DO BLOG:

    SERÁ QUE VOCE É CAPAZ DE DESFAZER DE TODO O CONTEUDO DA BIBLIA.
    PORQUE OS RELATOS DA BIBLIA NÃO SE RESUME SÓ NAS PRAGAS DO EGITO.
    MAIS NAS CONQUISTAS E DERROTAS DO POVO HEBREU ATÉ CHEGAR EM JESUS , YESHUA, EMANUEL,MESTRE ,SENHOR OU O QUE VOCE QUISER COLOCAR.
    ACREDITO QUE É MAIS FACIL VOCE ACREDITAR QUE NASCEU DE UMA AMEBA DO QUE DE UMA CONCEPÇAO HUMANA.
    COM TODO RESPEITO A SEUS PAIS. (NAO POR OFENÇA)
    POR VOCE NÃO ACREDITAR, É SEU DIREITO, QUERER DESFAZER UMA HISTORIA REAL DE UM ANTEPASSADO QUE VOCE E EU NÃO VIVEU.
    TODA A BIBLIA NO SEU CONTEUDO , APONTA PARA UM HOMEM QUE DEUS DEU A MISSÃO DE ANUNCIAR , ENSINAR E INSTRUIR A TODA A HUMANIDADE A SE CHEGAR A UM UNICO DEUS CRIADOR DOS CEUS E DA TERRA, JESUS CRISTO HOMEM. ETERNAMENTE AMEM. UM ABRAÇO…

  39. kibom33 Says:

    TODA A BIBLIA NO SEU CONTEUDO, acredito realmente que vc. não leu a bíblia, se leu não entendeu nada, principalmente em números quando Deus manda Moises exterminar outros povos.
    QUERER DESFAZER UMA HISTORIA REAL, será que é real mesmo, então porque todas suas profecias falharam?
    ACREDITO QUE É MAIS FACIL VOCE ACREDITAR QUE NASCEU DE UMA AMEBA DO QUE DE UMA CONCEPÇAO HUMANA, não vou perder meu tempo pra responder.
    PORQUE OS RELATOS DA BIBLIA NÃO SE RESUME SÓ NAS PRAGAS DO EGITO., não mesmo, mas se tivesse tempo completaria esse blog relatando todas suas atrocidades.
    SERÁ QUE VOCE É CAPAZ DE DESFAZER DE TODO O CONTEUDO DA BIBLIA, depende de quem lê, porque é um conteúdo que não ajuda em nada.
    MAIS NAS CONQUISTAS E DERROTAS DO POVO HEBREU ATÉ CHEGAR EM JESUS , YESHUA, EMANUEL,MESTRE ,SENHOR OU O QUE VOCE QUISER COLOCAR, e mudou algo depois disso?

    É sempre a velha história, alguém defendendo o que não consegue entender por pura crença, ao invés de procurar conhecimento.

  40. irlandia Says:

    rapaz eu lendo suas respostas fiquei chocada com toda sua amargura, percebi que quando não tem respostas você ignora a pergunta, lembrasse que somos algo mais que matéria, como explica seus sentimentos a certeza de uma religião por que o você faz é tentar implantar sua crença ( na ciência) nas pessoas, tenho certeza que é adebto do fatalismo e tanta inteligência veio de onde, durante os anos que estudei teologia, percebi que não existem ateus e sim gnósticos que tentam explicar tudo através do seu conhecimento, mas suas teorias são sempre falhas, mas meu grande irmão eu sei que no fundo você só esta querendo polemizar e porque no fundo seu espírito esta em busca de algo, quero te dizer que a partir de hoje vou levantar uma grande corrente de oração por você , para que este Deus Javé , que não é um nome e sim um verbo de ação , chegue ao seu encontro e que possa ter uma experiência com Ele que não possa expressar cientificamente.

    Mas eu te digo fica na paz do seu espírito se é isso que crê e isso te faz feliz isso é que importa, nós cristãos de todo mundo te amamos mesmo assim.

  41. kibom33 Says:

    quando não tem respostas você ignora a pergunta, as vezes nem vale a pena debater algo.

    lembrasse que somos algo mais que matéria, como explica seus sentimentos a certeza de uma religião por que o você faz é tentar implantar sua crença, nada mais que uma simples crença que não pode ser provada.

    percebi que não existem ateus e sim gnósticos, não sou ateu e sim AGNÓSTICO o que é muito diferente.

    seu espírito esta em busca de algo, paz de espirito.

    hoje vou levantar uma grande corrente de oração por você, diga sinceramente para vc. mesmo qual tem sido o retorno de suas orações.

    Ele que não possa expressar cientificamente, não precisa expressar cientificamente, pode ser naturalmente.

    nós cristãos de todo mundo te amamos mesmo assim, uma ova, muitos de vcs. vivem explorando os outros.

    Se vc. fez mesmo teologia deveria tentar explicar a matéria dentro de suas possibilidade de ter ocorrido, no entanto se limitou somente a criticar a matéria, faço isso também para exercitar o pensamento religoso sobre algo que poderia não ser de Deus, e viver no engano.

  42. Miriam Says:

    Querido!! na Bíblia existe muuitas histórias linda, algumas tristes.. e rica em acontecimentos milagrosos. claro que MOISÉS era um homem estranho. assim como vc é, e o mais maravilhoso, é isso, em percebemos q Deus transformas as pessoas e tudo. e Moisés ñ c perdeu meu querido! o próprio Deus assim permitiu. e todos esses acontecimentos,ñ foi um deus quem fez, e o DEUS O ÍNICO EXISTENTE… que Deus realize uma grande obra em sua vida, assim como fez na vida de Moisés, de Paulo e d muitos outros… procure saber mais sobre a Bíblia, sobre Deus… fique na PAZ

  43. Miriam Says:

    Querido!! na Bíblia existe muuitas histórias linda, algumas tristes.. e rica em acontecimentos milagrosos. claro que MOISÉS era um homem estranho. assim como vc é, e o mais maravilhoso, é isso, em percebermos q Deus transformas as pessoas e tudo. e Moisés ñ c perdeu meu querido! o próprio Deus assim permitiu. e todos esses acontecimentos,ñ foi um deus quem fez, e sim o DEUS O ÍNICO EXISTENTE… que Deus realize uma grande obra em sua vida, assim como fez na vida de Moisés, de Paulo e d muitos outros… procure saber mais sobre a Bíblia, sobre Deus… fique na PAZ

  44. alle Says:

    caro kibom,
    concordo com vc em tudo.
    essas pessoas (crente) se apegam ao que n existe e o pior é que acreditam em respostas enviadas por deus…rsrsrs
    além das mentiras da biblia(que são mtas) tem as contradições toscas demais para serem discutidas.

    se rezar adiantasse…

  45. Enaide Says:

    OPs.
    Preciso ter, muito mais fé para acreditar em toda essa sua pesquisa do que para acreditar no meu Deus, Ele mesmo que conseguiu afogar o exército de Faraó em um “pequeno trecho de água” (é o que vc sugere)
    E saiba querido que a Biblia , a palavra de Deus, conta coisas boas e ruins, certas e erradas feitas pelos cristãos e não cristãos, não somos perfeitos, erramos muito mas temos um Deus perdoador e misericordioso
    Mas não precisamos provar nada cientificamente, pois aceitar a Jesus não é imposição é escolha.

  46. kibom33 Says:

    Deus é tão “perdoador”, que até hoje ainda continuamos a pagar pelo pecado em comer uma fruta proibida.
    Se a bíblia é a palavra de Deus, o por que de nem todas as suas profecias se concretizaram?
    Já que vc. tem muita fé pode acreditar em um exercito se afogar em uma lamina d’agua, como pode acreditar em muitas outras coisas.

  47. Leman Cereja Garcia Fonseca Says:

    Prezado Kibom33,
    Eu compreendo o seu ceticismo em relaçao a Deus. Sei que é dificil acreditar na existência de Deus diante de tantas correntes científicas e filosóficas contrárias, diante de tantos descalabros que existem nesse mundo criado por Deus e até mesmo diante de tantas supertiçoes e contradiçoes do proprio texto bíblico. Mas, a verdade é que a Bíblia ganhou notoriedade justamente porque suas profecias vêm se cumprindo ao longo da história. A fé, portanto, é um exercício de saber desvendar Deus por traz de um texto falho escrito por homens falíveis e sujeitos às influências políticas, sociais e religiosas de seu tempo. A grande pergunta entao é como um livro com tantas incongruências é capaz de prever e acertar acontecimentos futuros? Isso, os construtores do neopentacostalismo ainda nao descobriram como explicar. E, é essa a razao de existirem incrédulos como você. Desse modo, você é o produto da incompetência desses pregadores de Deus e assim sendo você é ininputável diante do próprio Deus. Fique na paz, Deus nao vai te mandar pro inferno só porque você nao acredita nEle. Você mandaria pro inferno alguém que nao acreditasse em você? Acho que Deus também nao. Concluo dizendo que tudo aquilo que os homens daqueles tempos antigos escreveram na Bíblia sobre Deus e tudo aquilo que os homens hoje ensinam sobre Deus sao apenas sombras da verdadeira imagem do seu ser. Para saber se Deus existe é preciso conhecê-lo. Eu nao o conheço, mas ouvi falar de alguém chamado Jesus. Se Jesus é Deus ou é um simples Homem pouco importa, o que realmente importa é que Ele, assim como sao meus filhos e esposa, é o Ser mais Maravilhoso que eu já conhecí na minha vida. Se Deus na sua ira contra os homens manda pessoas para o inferno, ao contrário dEle, Jesus através do seu perdao promete salvar a todos os homens.

  48. Patricia Says:

    Deus…perdoe a todas essas pessoas que discutem por causa de Teus feitos e milagres! O Senhor esteja com todos aqueles que com pobreza de espirito, duvidam de sua eterna existencia.

  49. Edinei Says:

    O debate poderia ser construtivo… se vocês não escrevessem tão mal. Não estão matando Deus, estão assassinando o português.

    Quando tentam defender uma idéia descrevendo-as de formas tão precárias, só posso acreditar que nenhum de vocês, que assim escreve, sabe de fato do que está falando.

  50. kibom33 Says:

    Patricia, espero que Deus tenha ouvido suas preces.

  51. kibom33 Says:

    sabe de fato do que está falando.Sua concordancia é merecedora de muitos elogios sobre a qual lhe dá o direito em criticar alguem.

  52. Eduardo Says:

    Lendo todos os comentários acima, os que defendem a existência incontestável de Deus sempre falam com um certo tom de medo, claro, porque não? Lhes foi ensinado o “temor à Deus”, mas eu, pessoalmente acho uma futilidade alguem criar um ser dotado de inteligência; com um telencefalo gigantesco que consume, sozinho, 20% de toda a energia produzida; se não fosse para o questionamento. Se observarmos bem a natureza ao nosso redor, veremos que não temos mais nada do que nos orgulhar do que nossa inteligência, ela nos diferenciou dos outros e nos permitiu a posição que hoje temos dentre os demais animais. E tudo isso, todos os méritos da raça humana se devem a nossa inteligência. Mas uma esfera da nossa vida nunca pôde ser estudada por tal inteligência, essa esfera é a religião, porque a ela o conhecimento não só não importa, como também incomoda. Se Deus nos fez à sua imagem e semelhança, compartilhamos de sua inteligência e sensibilidade

  53. Eduardo Says:

    Publiquei a post anterior sem tê-lo terminado, tudo bem, sou humano, erro… e eu pretendo um dia ser pai, de outro ser humano, que também errará, tal ser humano jamais será vítma de minha ira por tentar me conhecer melhor ao invés de se ater ao que outros humanos, igualmente falhos e imperfeitos, dizem de mim. Ele nunca terá que “temer ao pai” por causa de sua dádiva mais bela e única, sua inteligência. É notável alguem procurar explicações para os feitos de Deus, mesmo contradizendo milhões de intolerantes cegos… Darwin, quando questionado se acreditava ter matado Deus com seu evolucionismo, respondeu “eu não o matei, só tentei explicar o seu trabalho”. Somos infantes nesse mundo, não nos cabe conhecer ou não a existência de um ser superior, se existir, mas o único meio que nos foi dado para tal, foi nossa inteligência, que só é consolidada através do questionamento, se a religião não obscurecesse tanto o caminho, talvez a ciência já tivesse nos levado para bem mais perto da Criação, e consequentemente, de seu possível Criador.

  54. kibom33 Says:

    Eduardo, essa é a visão de um agnóstico, duvidar de tudo, e não acreditar em nada que não possa ser provado, acredito que de alguma forma é nisso que vc. crê.
    Obrigado pela visita.

  55. GABRIEL Says:

    PUTZZZZ…….que massácre
    nimguem consegue entender que para todo A existe um B e depois um C e depois um D ………..
    PESSOAS ELE É AGNOSTICO PAREM DE TENTAR USAR A BIBLIA COMO COMO FONTE.
    procurem resposta na historia não perseberão que ele quer fatos COMPROVADOS.
    ele msmo ja me disse (A VOLTA TRIUNFAL…..) PROVAS.

    KIBOM33
    TENHO 17 ANOS, NEM TERMINEI O ENSINO MEDIO AINDA,
    MAS MORRO DE RIR COM SUAS TIRADAS.

  56. kibom33 Says:

    Gabriel, é a máxima sempre a tona, utilizam a revista do Tio Patinhas para provar que ele existe.
    Todas as profecias bilblicas realizadas foram escritas depois do referido evento, suspeito não?
    Como vc. tem somente 17 anos vai aqui um conselho, duvidem de tudo que lhe ensinarem, acredite nos fatos.
    Abraços.

  57. GABRIEL Says:

    ENTENDO, FAREI ISTO.
    ja que devo questionar.
    no sabado dia 28, eu estava estudando historia (mais precisamente a INQUISIÇÃO, se vc tiver algum conteúdo sobre ela,seria muito bom se me enviasse…) e tentando entender todos aqueles massacres em nome de Deus, (que durou 700 anos…PUTZZ), aí me veio uma pergunta um tanto interessante, e ja que vc é um grande estudioso espero que me responda.
    por que a hitoria esta dividida em duas partes???
    tipo, se Jesus não veio a este mundo, como pode a nossa historia ser dividida antes Dele, e depois Dele????
    pois minha cabeça ta meio indecisa em que acreditar.
    devo acreditar só no que vejo?? pois não vi o bin laden morto ( pra ser mais exato nuca vi nem vivo, e a tv ñâo é lá muito confiavel)mas tbm nunca vi uma perna de um amputado crecer de novo, depois de uma GRANDE oração de um pastor evangelico.
    valew pela paciência e perdão se estou sendo um tanto chato.

  58. Alex Says:

    Filhinho, depois procura estudar a relação das pragas com os deuses egípcios. verá que não é coincidência.

  59. kibom33 Says:

    Gabriel!
    Irei no tempo devido fazer uma matéria sobre a inquisição ( acredito que vale a pena ).
    Quanto a história ser dividida em duas partes é simples, na época da implantação do cristianismo o grande império da época era Roma, motivo que a maioria dos papas foram tbm romanos, sendo uma cultura que tomou parte da europa e veio até o ocidente. Nada mais que uma imposição do poder.

  60. kibom33 Says:

    Alex, cada praga fazendo referência a um Deus egipcio não prova nada, esse povo tinha uma ligação com seus Deuses em tudo que era material, portanto qualquer que fosse a praga teria relação com algo.

  61. Tatiana Says:

    Meu querido…. sinto muito por vc… me parece ser uma pessoa inteligênte, mas não a usa de maneira sábia. Deus ama vc e certamente te perdoa por ter um coração tão duro como o de faraó!!!!! Me desejo é que seu fim não seja como o dele!!!

  62. josué sousa Says:

    vivemos os dias relativos a o tempo de acabe; profeta pra tudo quanto é lado.josafas?, são raros! Homen de Deus? devo ademitir que existe,se não o que seria dos que confiam no Senhor? veja II Rs22,22 em seguida, 2ts,2,11 para finalizar lc 18,8 a Biblia não mente meus caros.

  63. josuésousa Says:

    vivemos os dias relativos a o tempo de acabe; profeta pra tudo quanto é lado,josafas?, são raros! Homen de Deus? devo ademitir que existe,se não o que seria de mim? veja II

  64. kibom33 Says:

    Profetas, homem de Deus, pena que fazem somente parte do passado, ah lembrei tem tbm no momento um tal de “Macedão” e outros mais.

  65. anderson Says:

    Eu acredito e nao vou parar de acreditar,se vc buscou isso na ciencia me explica o que significa o fim dos tempos que esta escrito na biblia?
    terremotos,enchentes,maremotos,fome e etc?

  66. Eddy scofield Says:

    alheio a qualqer esplicasão cientifica eu estudante de bacharelado costei da tentativa de esplicação porem de qualquer forma devo lebrar ao garo amigo que tudo esta sobre o comtrole de um DEUS que tudo pode egriador amorte por bolor provoca diareias o que não aconteseu aos primogenitos do Egito e Moises tinha o conhecimento cientifico da epoca bem apurado aos noldes da epoca o Exedo saida e foi e sera prova sufisiente do poder de um serer griador do ceu e do umiverço por favor não fique tentando surtificar com palavas superfulas o esplicavel pergunto podemos efetuar um debate pessoal mais afundo eu terei um grande praser em conhecelo e eslpicar com calma o esplicavel tambem cientificamente mai neme EDDY SCOFIELD.

  67. kibom33 Says:

    Vc. é estudante de bacharelado? Vai aqui um conselho continue estudando por que vá ser ruim de português lá no inferno. Ah não se preocupe, eu não acredito no inferno.

  68. rafael Says:

    um ótimo saiti para quem presisa de coisas sobre a biblia

  69. Rivaldo Guedes Cavalcanti Says:

    69. R.Calva Disse:

    Tenho que apelas!……..As dez pragas do Egito Antigo:

    01 Preguiça
    02 Burrice
    03 Desinformação
    04 Sujeira
    05 Mosca
    06 Piolhos
    07 Cólera
    08 Rãs
    09 Mosquitos
    10 Poeira mais umas 10

    As dez pragas do Mundo Moderno:

    01 – Coca-Cola
    02 – Garrafas pet
    03 – Mac Donald
    04 – Drogas
    05 – Deus
    06 – Igrejas
    07 – Dízimos
    08 – Políticos
    09 – Poluição e
    10 – A Bíblia, umas 1000

  70. Ismael Dantas Says:

    Deus não mandou pragas do céu para baixo, Deus usou os recursos aqui da terra para tudo o que aconteceu .Portanto os cientistas estão certo ,porem foi tudo permissão de Deus . Amem?

  71. kibom33 Says:

    Assim como as 20 pragas acima

  72. barcelos Says:

    pq que os primogênitos israelitas também não morreram?

  73. fsousa Says:

    a paz do Senhor a todos
    Certamente, vc Kibom33 só acredita em fatos cientificos, então com certeza vc é um macaco.

  74. Atanir Martins de Oliveira Says:

    Vc sabe o por que o cabrito caga em bolinhas? Ou o que nasceu primeiro o pinto ou a galinha? se vc tiver uma resposta logica pra minhas perguntas, eu acreditarei em sua teoria ou então continuarei acreditando no meu Deus o qual NUNCA me deixou sem respostas. Obrigado

  75. Luzinete Santos Says:

    Meus queridos!As contendas não produzem bons frutos.
    Apenas gostaria de sugerir um estudo do livro de Thiago cap.01,vers.05.Nos ajudará muito.Deu certo comigo e certamente dará com todos os que buscam mais sabedoria.Um grande abraço à todos!

  76. marcos Says:

    esse pessoal que não crê é tudo fariseu. na bíblia ou voçe crê ou não, agora falar esse monte de idiotiçes é coisa de anticristos disfarçados. xÔ satanás e seus representantes.

  77. Janielly Luíza Says:

    Eu só eatou aqui pq tenho um trabalho pra fazer mais eu creio nisso

  78. kibom33 Says:

    Ah tá! Então porque a Dc Comics criou o super homem ele existe, crer não prova a existencia de nada, mas é o direito de cada um, se estão nesta nave boa viagem.

  79. ju Says:

    espero que um dia Jesus mude seu coração,por querendo ou não vc verá o filho do Homem vindo sobre as nuvens com poder e glória e todo joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor!e saiba de uma coisa o inimigo deve estar rindo de vc, acredite ou não porque assim vc vai para o inferno e é isso que ele quer, mudar a verdade de Deus cegar enganar destruir e infelizmente vc esta caminhando para isso! mais com certeza vc não tem noção do que diz senão não diria tantas blasfêmias mas saiba que Jesus vai estar sempre de braços abertos para te receber a hora que desejar ELE te perdoará e te dará a honra de ser feito filho de DEUS mais o faça enquanto há vida, fico triste em ver os seus pensamentos mais isso só me leva a crêr cada vez mais em um DEUS de imenso amor, porque mesmo vc sendo tão arredio com ELE ele ainda assim te ama! Deus te de um dia a verdadeira paz! de coração!!!

  80. kibom33 Says:

    Bom, são várias discordâncias: Primeiro o seu blá blá sobre Jesus não tem nada a ver com o texto. Talvez Thor ( Deus nórdico ) “tem que explicar, nunca se sabe” Fique chateado, saiba de uma coisa o inimigo deve estar rindo de vc, acredite ou não porque assim vc vai para o inferno e é isso que ele quer, mudar a verdade de Deus cegar enganar destruir e infelizmente vc esta caminhando para isso! mais com certeza vc não tem noção do que diz senão não diria tantas blasfêmias.
    Viu, vc. não sabe o que diz, como pode dizer e afirmar que seu Deus é único e verdadeiro se existe vários, vc já leu o Alcorão, tente quem sabe mude de ideia.
    Mas por enquanto vou ficar somente nessas contradições.

  81. Ágatha Flora Says:

    Existem discussões que não sairão do plano em que são colocadas para um plano superior enquanto nenhuma das duas partes que estão discutindo não abrirem a cabeça o suficiente para se modificar, seja enriquecendo o conhecimento ou até mesmo aceitando que estava no caminho “errado” até então. O fato é, existem, resumidamente, duas opiniões acima: quem acredita e quem não. E enquanto nenhuma das duas correntes tiver argumento suficiente para finalizar tudo isso, essa discussão ficará correndo em um círculo.
    Não vou expressar minha opinião porque embora “todos tenham direito à expressão”, eu iria me contradizer se expressasse alguma coisa aqui.
    Quero parabenizar o autor por ter sido coerente em todos os comentários, e quero dizer também que é muito engraçado como algumas pessoas acima se alteraram tanto por tão pouco.

  82. kibom33 Says:

    Parabens Agatha, é exatamente isso, porque trata-se de crença, onde foge de todo o entendimento.

  83. admilson de Mauà ... Says:

    O resultado de todas as perguntas e respostas é que Deus te deu o livre abitrio … Pense como quizer …. vc é livre para isso.

  84. Iberlucio Says:

    Meu caro,
    Você simplesmente copiou essa reportagem e colou aqui…
    Você também está colocando glamour nas histórias da TV a cabo e está fugindo da realidade, caso você tenha participado da pesquisa, retiro esse comentário duvidando da sua “Certeza”, que diga-se de passagem é igual a certeza dos que creem nesses fatos como obras de Um Deus que tudo pode.

    Eu também assisti a esse documentário, e outra coisa, é apenas um documentário especulativo e não conclusivo.

    Vejo que “Sua fé” na ciência é grande, sugiro que redirecione essa fé para O Deus poderoso, que não exije uma fe gigantesca como a sua, mas que quer apenas uma fé que seja do tamanho de um grão de mostarda, isso sim é racionalidade.

    Já que você gosta tanto da ciência, me responda:
    Em qual dedicação de fé voce gastaria menos energia?

    Estou no aguardo, por favor.

    Iberlucio Santos

  85. Iberlucio Says:

    Meu jovem, me explica uma coisa:
    Porque todos que não acreditam em Deus, gastam tanto tempo e esforço pra provar que Ele não existe? Será que a possível existência dEle te incomoda?
    Quando eu não acredito em algo, nem toco no assunto, porque eu falaria constantemente em algo que não existe?
    Esse comportamento não é explicável, ou é?
    Ou você é do tipo: “Sou ateu, graças a Deus”

  86. WILLY ROBERT Says:

    NÃO EXISTE FORMULA PARA SE EXPLICAR A FÉ, NEM OS MEIOS QUE DEUS USA PARA AGIR, CREIO SIM NESSA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA, PORÉM, DEUS USA OS MEIOS QUE ELE PROPRIO CRIOU PARA OPERAR SUAS MARAVILHAS, NO CONTEXTO HISTÓRICO DA BÍBLIA DIFICILMENTE AS ÁGUAS SE TORNARIAM EM SANGUE DE VERDADE, ATÉ MESMO POR TODO O SIMBOLISMO DO SANGUE, MAS PELA SUA COLORAÇÃO AVERMELHADA A PESSOA QUE ESCREVEU O FATO OCORRIDO, ESCREVERA QUE AS ÁGUAS SE TORNARAM EM SANGUE, AGORA QUANDO AS ÁGUAS SE TORNARAM EM SANGUE, FOI PELA AÇÃO DE DEUS, DESENCADEANDO AS PROLIFERÇÃO DE RÃS, DAS QUAIS AS MORTES GERARAM MOSCAS E DAÍ POR DIANTE, AÇÃO DE DEUS, QUE NÃO HÁ COMO SE EXPLICAR EM ALGUMAS LINHAS, OBSERVE A VIDA, OUTRO FATO A SER PENSADO É O QUE SENDO ENTÃO SENDO MESMO TUDO ISSO MENTIRA, COMO EXPLICAR O FATO DE TUDO ISSO TER ACONTECIDO NO EXATO MOMENTO EM QUE DEUS DISSERA A MOISÉS QUE IRIA CASTIGAR O POVO EGÍPCIO, OU NOUTRA FEITA MOISÉS PREVER OS FATOS ACONTECIDOS, PENSE NISSO………..

  87. pica dura Says:

    uma pica pra vcs

  88. Pb. Paulo Says:

    Certamente lendo o comentario, vejo quao infiel e pobre foi a alma que tentou descrever esses acontecimentos com cientifico.
    Certamente Deus deu sabedoria ao homen e a ciência nada mais é do que uma das providências de Deus.
    Mas o que mais me chama a atençao é que em todo este contexto nenhum animal dos israelistas foram atingidos, nenhum primogenito israelita foi morto, e nenhuma parte dos alimentos dos israelitas foram prejudicados.
    O incrivel que buscamos sempre algo cientifico para apagar a fé de pessoas, buscam respostas para esconder os milagres feitos por Deus..
    Entao me explica como um mar que nao passa do joelho uma pessoa pode matar cavalos, e homens.. e deixar um povo vivo.
    Certamente sabemos de algo que as coisas do espirito nao sao entendidos pela ciencia e somente pelo homem espiritual

  89. kibom33 Says:

    Caro Iberlucio!

    Se vc. tivesse o cuidado de ler todo o post veria a fonte e saberia que a materia possui origem, mas como todo crente limita-se somente a crer do que aprender.

  90. kibom33 Says:

    Pb. Paulo!

    Da mesma forma que buscamos explicações para os fatos da crença.

  91. kibom33 Says:

    Iberlucio!

    Da mesma forma que vc. tenta provar o contrario.

  92. Nova Criatura Says:

    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu unico Filho para que todo aquele que nele cre nao pereça mas tenha a vida esterna” Joao 3:16! Querido, em toda a sua ignorancia Jesus te ama incondicionalmente e espera pelo dia em que voce abrira o coração para que ele habite em voce e vc se torne nova criatura pelo grande amor de Deus! Te amo em Cristo!

  93. kibom33 Says:

    Tá!

  94. vinicius lima Says:

    obrigado estava presisando para a cataquese

  95. Thais Says:

    Adorei o site! Já está nos meus favoritos!
    Tudo é tão simples, tão claro.. é só nos permitirmos PENSAR…QUESTIONAR!
    “A religião não dá as respostas. Apenas impede as perguntas”

  96. João Says:

    Cara é exatamente o que eu penso… Muitos oportunistas que em diferente períodos da historia usaram o nome de Deus (Acredito no Criador) para seus próprios fins… Depois dizem que Maquiavel era mau por justificar os meios pelos fins né… hehehe… Mas horas se usava Deus para justificar uma guerra, motivar um povo a vencer, para arrecadar dinheiro, enfim… A historia do telefone sem fio é o que penso, e com mais um agravante, por mais que todos que escreveram e contaram as historias tivessem 100% de fidelidade, ainda assim houveram muitas traduções, muitos livros que ficaram de fora… hehe. Profetas tinham um ritual de acender ervas aromáticas ao orar no templo (alucinógenas), claro que tinham visões, hehe. E para não me estender muito, por fim quem pode me dizer que o cristianismo é o dono da verdade? Existem muitas religiões ao redor do mundo, Islamismo, Budismo, Havia o que chamamos de mitologia grega, mas para eles era tao importante quanto para nos… existiam os maias, incas… enfim milhares de Deuses interpretados de forma diferente… Como podemos nos prender a uma historia de um povo sangrento que se passou unicamente no oriente médio naquela época? Até a historia que contam da colonização do brasil ( 500 anos atras ) é mentirosa… E quanto ao comentário que fizeram do calendário que seguimos ser baseado em cristo, é mto simples, os judeus e chineses tem seu próprio calendário, se hoje vivemos baseados nele é pq a América foi colonizada por europeus, assim como muitos outros lugares no mundo. e na Europa é onde se espalhou o cristianismo.
    O que vejo do povo mais “crente” é um egoísmo ao afirmar que estão certos, que a verdade é deles, que são os únicos e que o “meu Deus” é o verdadeiro. Primeiro que se é MEU, estou sendo egoísta, teria que ser NOSSO, e segundo que se é Deus, ou seja lá o nome que chamam… Amor, Universo… o que interessa é o Bem. To cansado de ver “crente” passando outros para trás, sendo origem de fofoca, mentindo, traindo o cônjuge e ate roubando. E povo que não vai a igreja ou sequer tem religião sendo de irrevogável caráter.
    Então Façamos o bem.

    Att. Um ser humano Livre e inteligente. :) Abraço a todos.

  97. João Says:

    Acabei de lembrar de mais alguns detalhes. A passagem de Elias que orou e o fogo fez com água… Foi mto bem explicado outro dia por pesquisadores. Se em baixo das pedras houvesse uma mistura de Cal Nafta e Enxofre ( produtos que eles tinham a disposição na época e região ), basta adicionar água para que esquente a ponto de fazer fogo. :)
    E a arca da aliança, Deus iria matar a pessoa que tentou segurar para que ela não caísse?

  98. kibom33 Says:

    Um simples gerente de uma empresa para firmar sua ordem diz que foi a pedido do chefe maior, da mesma forma para firmar suas posições diziam que era um pedido do deus.
    Fico imaginando quando Moisés ( apesar disso nunca ter existido ) ter descido do monte sinai com as pedras da lei ter dito” minha gente a partir de hoje não podemos mais matar uns aos outros porque deus nos pediu isso”, é lógico que adaptaram suas leis dizendo ser em nome de um deus.

  99. kibom33 Says:

    Thais, adorei a frase “A religião não dá as respostas. Apenas impede as perguntas”, temos que aprender pelo conhecimento e pela pesquisa, crer é coisa para pessoas fracas.
    Parabens.

  100. Pastor camargo Says:

    Sobre a primeira praga sobre as algas e a morte dos peixes,o mal cheiro etc, se torna interessante pelo fato q as algas atenderam ao comando de Moisés e Arão. e as rãs sairam depois que Moisés e Arão mandaram. Agnosticismo não seria uma negação ao gnosticismo??

  101. juarez cruz Says:

    respeito a sua opinião mas esses acontecimentos tiveram a mão de um,DEUS poderoso.primeiro lugar devemos ter fé na quilo que estudamos,pois a biblia não foi feita só para ser lida mas para ser profundamente estudada e obedecida, vanmos observar o que dis o SENHOR, romanos,(9;17-18), Exedo (5;1)o povo estavam ciente do que iria acontecer inclusive o Faraó,Ex;(8;19).se fose ciência o povo egipsio não fugiriam para a terra de gósen.Ex;(9;26),está é minha opinião,cieñcia é ciencia e o poder de Deus e´poder de Deus.

  102. kibom33 Says:

    E o poder do Lula é o poder do Lula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: