FITAS DE DNA: A Majestade da criação

by

     

FITAS DE DNA: A Majestade da criação

 

O DNA é uma compridíssima fita, enrolada em dupla hélice, semelhante a uma escada de caracol, e que os “sinais” (A,G,T,C) são os degraus desta escada. ( James Dewey – cientista americano, e seu amigo inglês Francis Compton Crick, da Universidade de Cambridge, que em 1954, desenvolveram o Cálculo Conformacional – por essa descoberta receberam o Prêmio Nobel em 1961).

 

 

A Fita de DNA se acha no centro diretor de cada uma de nossas células vivas. É subdividida em 46 segmentos, como se fossem 46 “bobinas”. O comprimento total é de 1,70 metros.

Como temos em nosso corpo 60 trilhões de células, calculamos então em 102 trilhões de metros (1,70 x 60 trilhões), ou 102 bilhões de km, o comprimento total da fita de DNA de um ser humano. Isto nos deixa perplexos! E mais, esta fita é extremamente fina; com espessura de 2 milionésimos de milímetro (2 x 10-6 mm), igual a 10 átomos. Quem a calculou foi o Dr. Francis Crick. (Prêmio Nobel – 1961)

 

O mais estonteante ainda é o que afirmam os cientistas Ariel Loewi e Philip Sienkevitz, sobre o tamanho ocupado por esta fita perfeitíssima de longo comprimento: “A fita de DNA de toda a população da Terra poderia ser empacotada na cabeça de um alfinete…” (Strutura e funzioni della cellula-Ed.Zanichelli, Bolonha, 1967).

 

Outra maravilha descoberta pelos cientistas P.C. Hanawalt e R.H. Haynes, da Universidade de Stanford: quando a fita de DNA sofre uma avaria qualquer, a célula logo entra em estado de emergência para refazer o estrago. Cada fita de DNA possui um dispositivo automático capaz de executar qualquer reparo necessário, de modo rápido e perfeito. Quando há um dano, o dispositivo, como se fosse um anel, percorre a fita toda nos dois sentidos, fazendo os reparos. Assim explicam os cientistas:

 

“Não podendo ser descrito em pormenores, os mecanismos da reparação, podem ser vistos, na arquitetura molecular da fita de DNA, um par de dispositivos que providenciam a localização da avaria e reparação”. (The Repair of DNA, Stanford University Press, 1970).

 

Nosso corpo fabrica proteínas aos trilhões em cada hora, para manter a nossa vida. Elas são fabricadas pelos robôs – RNA especializados. Um cuida do projeto de construção, outro se encarrega dos aminoácidos a serem soldados, etc. Uma proteína apenas é algo tão complexo que divide a opinião da ciência, quanto a possibilidade de um dia poder fabricá-la. As indústrias químicas extraem-nas das matérias vivas e as colocam no mercado; são utilizadas na preparação de vários medicamentos.

No entanto, para manter a nossa vida o DNA providencia a fabricação de todas as proteínas de que necessitamos; milhões de proteínas diversas. Diariamente deve produzir cerca de 300 bilhões de células que precisamos para viver.

About these ads

4 Respostas to “FITAS DE DNA: A Majestade da criação”

  1. kibom33 Says:

    Matéria muito interessante, sou um admirador do trabalho realizado por profissionais na área da medicina, gostaria de saber quais foram as melhorias, se é que elas eixstem, já perceptíveis apresentadas após o mapeamento do DNA.

    Parabéns pela matéria!

  2. Ivan Carlos Says:

    Olá, Kibom, eu escolhi essa matéria por ser motivo de orgulho para nós brasileiros.
    O Brasil foi o primeiro país no mundo a mapear geneticamente uma bactéria, ela tem um “nomezinho” simpático: Xilella fastidiosa. Ela é responsável por uma doença chamada Amarelinho, que muito preocupa os produtores de laranja; pois, vem causando prejuízos enormes que passam da casa dos US$ 100 milhões.
    A Fapesp (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo), vem desenvolvendo outras pesquisas de genoma, juntamente com entidades internacionais: da bactéria que provoca o cancro cítrico nos laranjais (Xanthomonas Citri), além de outras… Porém, a que mais me interessa é a do genoma do câncer por ser a minha área. Com o mapeamento desse genoma, abrir-se-á muitas possibilidades de tratamento terapêutico e até de novos aparelhos.
    Na verdade, Kibom, é uma verdadeira revolução na medicina. Para você ter uma idéia, apesar de estar apenas começando, já é possível fazer uso de testes genéticos com a finalidade de identificar, com muita precisão, se determinada pessoa tem alguma propensão para doenças como: Mal de Alzheimer e o câncer.
    Alem disso, surgirão remédios muito mais eficazes, calcula-se que será na ordem de dez a quinze vezes mais a sua eficácia. Hoje, com o que dispomos no mercado, é possível atingir-se de 300 a 400 bactérias; muito em breve isso aumentará para 3 ou 4 mil.
    Teria mais informações mas não quero lhe cansar…, por aí eu acho que já dá para você fazer uma idéia.
    É claro, que também existe uma grande preocupação com possíveis complicações éticas. Mas a ciência tem que caminhar…, não é verdade?

    Que bom que você gostou da matéria, eu estava um pouco preocupado.

  3. adalbertosempre Says:

    Legal essa matéria sobre do DNA. Apesar que não conhecer afundo o assunto, acredito que em breve possamos conhecer as possíveis doenças futuras do individuo, no nascimento do bebe.

  4. Ivan Carlos Says:

    Certamente que sim, Adalberto. A expectativa médica é de que, em algumas décadas, essas correções genéticas, poderão ser feitas ainda no espermatozóide, ou no óvulo. Mas é evidente, que a ciência não tem o “sonho infantil” de que todos os problemas estarão resolvidos a partir desse “avanço”. Já que outros fatores influenciam fortemente na vida: ambientais, culturais… e, ainda bem que é assim; o “ir mais além” é que move o avanço científico.

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: